Por: Julia Faria Nogueira – 6º ano

O   Livro 10 líderes que mudaram o mundo do Autor Clive Gifford  foi publicado em 2010 ,em São Paulo, tradução portuguesa feita por Ricardo Peres, foi também traduzido em mais de 6 línguas. Relata as ações e a biografia de pessoas que influenciaram a história do mundo.

O livro traz a biografia dos homens que mudaram o mundo com suas ações, algumas positivas e  negativas,  foi iniciado com a vida de Gandhi. Indiano ele fez a marcha do sol  para libertar  seu o país da colonização, ele era um  pacifista. Winston Churchill foi 1º ministro da Inglaterra e resolveu a crise na Inglaterra. Gaulle fundou o comitê da França livre. Franklin Delano Roosevelt foi eleito presidente 3 vezes seguidas. Mao Tsé-Tung foi militar e marchou 80 km por dia durante 1 ano.

Josef Stalin era ditador russo e o POSDR foi dividido em 2 grupos em mencheviques e bolcheviques. Stalin era bolchevique. Adolf Hitler foi militar ditador e nazista na Alemanha , Füher. Mikhail Gorbachev foi governador e derrubou o muro de Berlim. Fidel Castro  formou o grupo movimento 26 de julho e se tornou o 1º ministro  . Nelson Mandela foi político e participou da campanha ANC e foi eleito o 1º presidente negro da primeira eleição democrática do seu país.

Malala Yousafzai foi uma militante dos direitos das crianças paquistanesas e foi a mais nova ganhadora do prêmio Nobel foi vítima de um atentado por defender os direitos das meninas de ir à escola em 2020; com 22 anos se formou em Filosofia e Política Econômica, provando que mulheres e meninas devem estudar na escola.  A relação entre os livros – 10 líderes que mudaram o mundo e o da Malala – é que ambos possuem biografias de pessoas que mudaram o mundo com suas ideias. Malala era uma ativista com objetivos positivos e pacificadores como Gandhi.

 O livro é ótimo, nos faz entender mais sobre a vida deles e descobrir o que fizeram de importante para o mundo com boas atitudes e más atitudes.